FÓRUM DO BEIÇOLA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FÓRUM DO BEIÇOLA

De repinturas até pastéis
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  RSSRSS  Entrar  

 

 Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ISAAC_SBKP
Administrador
Administrador
ISAAC_SBKP


Número de Mensagens : 721
Idade : 32
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : Estudante / Spotter
Data de inscrição : 25/01/2008

Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá Empty
MensagemAssunto: Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá   Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá EmptyTer 04 Mar 2008, 15:33

Cerca de 180 passageiros do vôo JJ 3805 da TAM passaram por momentos de desespero na sexta-feira (29). O Airbus A-320, que saiu de Brasília, com destino a São Paulo, faria duas escalas: primeiro em Cuiabá e depois em Campo Grande. Ao chegar à Capital de Mato Grosso, os ocupantes foram surpreendidos com uma manobra brusca e os que moram em Cuiabá, puderam perceber que estavam sobre o Distrito Industrial. Um piloto ouvido pela reportagem ontem garantiu que houve erro, pois seria impossível o avião estar se preparando para pousar no Aeroporto Marechal Cândido Rondon e arremeter em cima do Distrito Industrial.

Alguns passageiros acreditam que o piloto estaria tentando pousar na pista da Estância Santa Rita, localizada no Distrito Industrial e destinada para pousos de aeronaves particulares. Quando percebeu que não era o aeroporto, o piloto arremeteu.

A aeronave é o mesmo modelo que derrapou na pista de Congonhas em junho do ano passado e provocou o maior acidente da aviação brasileira, com a morte de 199 pessoas.

O jornalista João Pedro Marques, que era um dos passageiros, conta que após o piloto arremeter, o avião virou de um lado para o outro por várias vezes. Segundo ele, o barulho da turbina era tão grande que parecia que o avião ia explodir. Após o fato, o jornalista conta que a aeronave deu duas volta em cima da pista do Aeroporto Marechal Rondon para depois pousar. Já no solo, o jornalista foi até o comandante, Ronaldo Aiala, e questionou o que tinha ocorrido. O piloto afirmou que não daria informações, pois não podia. Que explicações tinham que ser buscadas junto à assessoria de imprensa da empresa. "Ele disse para ter calma e que tínhamos que comemorar, porque estava todo mundo vivo".

Ao descerem no aeroporto os passageiros perceberam a movimentação do Corpo de Bombeiros e tiveram a certeza que a situação realmente foi grave.

Um outro piloto afirmou ao jornalista que o comandante Ronaldo Aiala salvou a vida de todos, pois no avião é tudo automático e Aiala teria feito todo o procedimento de arremeter manualmente.

Depoimento - O diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, era outro passageiro. Ele relatou que o piloto teria feito "um procedimento de aproximação incorreta, corrigiu e teve que entrar na sequência dos pousos, esperando outros dois aviões pousarem. Daí ele foi acertando a posição".

Entretanto, Pagot também afirma que na hora que o piloto arremeteu eles realmente estavam sobre o Distrito Industrial de Cuiabá. Pagot ainda enfatizou que estava claro, não chovia e não haviam nuvens que prejudicassem a visibilidade. "O caso tem que ser investigado. Imagina se fosse a noite", declarou.

Uma série de fatos - O vôo da TAM atrasou 50 minutos para decolar de Brasília. As informações dadas aos passageiros era o peso da aeronave. Em Cuiabá a única explicação foi que "a pista não estava compatível com o pouso".

Depois do medo em Cuiabá, alguns passageiros continuaram a viagem. O jornalista João Pedro Marques tinha compromisso em Campo Grande e continuou no avião. Logo após decolar mais um susto. Os tripulantes esqueceram de travar o carro de aço que é utilizado para servir as refeições aos passageiros. O objeto teria atingido um passageiro e foi segurado por outras pessoas até o momento que a aeronave se estabilizou. Segundo o jornalista, "só tinha gente tirando os terços e rezando" dentro do avião.

Marques ainda relatou que o piloto estava "muito branco", que foi "humilde e educado". "É um piloto muito experiente. Aparenta ter uns 60 anos".

Entre os passageiros ainda estavam o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes e o secretário de Estado de Planejamento, Yenes Magalhães.

História - Depois dos dois últimos acidentes aéreos no Brasil, nos últimos dois anos, os passageiros afirmam que a tensão é muito maior em situações como a ocorrida no pouso em Cuiabá. No dia 29 de setembro de 2006, um Boeing da Gol caiu após se chocar no ar com o Jato Legacy 600. No acidente, os 154 ocupantes do Boeing morreram.

No dia 17 de julho de 2007 um outro acidente com proporções ainda maiores. O vôo JJ 3054 da TAM decola do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em uma aeronave Airbus A320. A aeronave não consegue realizar a manobra na pista de Congonhas e derrapa, atravessa a Avenida Washington Luis, colide com o depósito de cargas da TAM e provoca um incêndio no local. Foram 199 mortos.

Outro lado - Em nota enviada à reportagem, a assessoria de imprensa da TAM afirma que o piloto arremeteu antes de pousar no aeroporto de Cuiabá, que o procedimento é "normal na aviação", e foi realizado devido "à variação repentina do vento". "Em seguida, a aeronave fez uma nova aproximação e pousou normalmente. Toda a operação transcorreu em total segurança. A companhia ressalta que é inverídica a versão de que a aeronave esteve prestes a pousar em uma "pista errada", destinada à aviação executiva".


A IMPRENSA NÃO SABE NADA DE AVIAÇÃO
Ir para o topo Ir para baixo
https://forumbrasilnoar.forumeiros.com/index.htm
Murilo Silva
Moderador
Moderador
Murilo Silva


Número de Mensagens : 400
Idade : 32
Localização : Uberlândia-MG
Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante
Data de inscrição : 20/02/2008

Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá Empty
MensagemAssunto: Re: Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá   Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá EmptyTer 04 Mar 2008, 16:18

É, o procedimento de "go-around" (pouso abortado) é muito comum na aviação, especialmente em aeroportos congestionados ou em locais com condições climáticas instáveis.

Mas eu não tenho dúvidas de que o ato de, pouco antes do pouso, o piloto acelerar os motores ao máximo e arremeter cause susto, especialmente em pessoas que não estão acostumadas com o procedimento.

E, é claro, em um país de desinformados como o Brasil, um incidente assim é um prato cheio para a imprensa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://uditexturas.webs.com
ISAAC_SBKP
Administrador
Administrador
ISAAC_SBKP


Número de Mensagens : 721
Idade : 32
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : Estudante / Spotter
Data de inscrição : 25/01/2008

Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá Empty
MensagemAssunto: Re: Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá   Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá EmptyTer 04 Mar 2008, 16:25

Claro , a imprensa mostra novamente que não sabe nada de aviação , e também , eles aumentam consideravelmente quando algum fato é relacionado com o nome TAM , um procedimento de arremetida acaba tendo repercussão de tragédia.
Ir para o topo Ir para baixo
https://forumbrasilnoar.forumeiros.com/index.htm
Conteúdo patrocinado





Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá Empty
MensagemAssunto: Re: Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá   Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM DO BEIÇOLA :: Principal :: Plantão da Aviação-
Ir para: