Número de Mensagens : 36 Idade : 30 Data de inscrição : 27/08/2008
Assunto: removido após 12 horas Qui 04 Set 2008, 12:47
Somente após 12 horas, o bimotor modelo King Air,prefixo PT-PAC, que derrapou no aeroporto de Congonhas foi removido por volta das 3h50 desta quinta,3. A operação teve que aguardar o fechamento do aeroporto. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as vias da região já foram liberadas.
Uma suposta falha no motor esquerdo é apontado como uma das possíveia causas. O avião atravessou o gramado da cabeceira da pista e parou na mureta que separa o aeroporto da Avenida Washington Luís. Três pessoas, piloto, co-piloto e um passageiro que estava a bordo, ficaram levemente feridas.
O acidente causou o fechamento do aeroporto Santos Dumont, que opera prioritariamente a ponte aérea Rio-São Paulo, por mais de uma hora.
ISAAC_SBKP Administrador
Número de Mensagens : 721 Idade : 32 Localização : Campinas - SP Emprego/lazer : Estudante / Spotter Data de inscrição : 25/01/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Qui 04 Set 2008, 13:22
Ponte-Aérea fechada , negócios desfeitos e reunioes atrasadas....
Murilo Silva Moderador
Número de Mensagens : 400 Idade : 32 Localização : Uberlândia-MG Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante Data de inscrição : 20/02/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Qui 04 Set 2008, 17:53
ISAAC_SBKP escreveu:
Ponte-Aérea fechada , negócios desfeitos e reunioes atrasadas....
Bom, acidentes acontecem, infelizmente...
Captainboeing Moderador
Número de Mensagens : 81 Idade : 41 Localização : Jundiai SP Data de inscrição : 18/02/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Sáb 06 Set 2008, 15:15
Ola amigos, Esta possivel causa está meio estranha...pois se o motor falha, a aeronave levanta voo com um motor e pode-se entender que estava leve pois haviam apenas 3 tripulantes..Pelo que parece, o piloto tentou abortar a decolagem depois da V1...( posso queimar a lingua...) Irei procurar saber..assim que achar alguma noticia, postarei novamente.
Abracos Mario
Murilo Silva Moderador
Número de Mensagens : 400 Idade : 32 Localização : Uberlândia-MG Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante Data de inscrição : 20/02/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Sáb 06 Set 2008, 16:33
O camarada Mario pode estar certo... um King Air com 3 ocupantes não poderia estar pesado a ponto de não conseguir decolar sem um dos motores. É bem possível que o piloto tenha abortado a decolagem após atingir a V1.
Isso me faz lembrar um vídeo, que mostra o que aconteceu com um Boeing 747 cargueiro que abortou (ou ao menos tentou) a decolagem após a V1:
Mas, isso é apenas especulação. Somente a investigação oficial dirá o que de fato ocorreu com o Beech.
ISAAC_SBKP Administrador
Número de Mensagens : 721 Idade : 32 Localização : Campinas - SP Emprego/lazer : Estudante / Spotter Data de inscrição : 25/01/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Sáb 06 Set 2008, 17:46
Concordo com o Mário. Cirscunstãncias muito estranhas envolvem esse incidente , afinal , passou da V1 , deu pane , prossegue a decolagem. Também posso queimar a língua , mas temos que considerar a possibilidade de uma derrapagem premeditada para abortar a decolagem , após a V1.
Geovana García Piloto Privado
Número de Mensagens : 36 Idade : 30 Data de inscrição : 27/08/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Dom 07 Set 2008, 01:01
A investigação do acidente com o bimotor King Air,prefixo PT-PAC, está sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que deve elaborar um relatório sobre o que realmente motivou a derrapagem.Um dos motivos apontados, foi a falha no motor esquerdo.Quando um bimotor -como esse- sofre uma falha em alguns dos motores, a aeronave tende a sofrer uma assimetria, levando a mesma a se desviar para algum dos lados. Foi o que aconteceu. Só cabe a nós esperar.
Captainboeing Moderador
Número de Mensagens : 81 Idade : 41 Localização : Jundiai SP Data de inscrição : 18/02/2008
Assunto: Re: removido após 12 horas Seg 08 Set 2008, 17:35
Gente, calma, é apenas pura especulação !!! ( quisera eu trabalhar no Cenipa !!!...rsss )
O fato é aguardar e esperar, o fator Assimetria, pode ser compensada aplicando o leme ao sentido contrario em que está pendendo e apos a decolagem, corrigida pelo compensador Rudder Control ( compensador do Leme ) afim de estabilizar a aeronave. Este tipo de decolagem é prevista antes mesmo de uma aeronave ser homologada pela ANAC. Um efeito parecido, porem, com menos intensidade, acontece com aeronaves monomotor que sofre com o efeito "torque", no qual, a aeronave tende a sair para a esquerda. No momento da corrida, deve-se feito a correcao da aeronave com o leme até estabilizar o efeito. Mas, como aconteceu em um momento crucial da corrida, pode-se levar em consideracao que a tripulacao nao esperava por este momento !
É um detalhe que passou despercebido por nós...é por isto que digo a minha belissima esposa, que voces mulheres, É UM DOM DE DEUS, POIS ALEM DE SEREM LINDAS, SAO DETALHISTAS. ( com todo respeito !!! )