A chinesa Baosteel e a Aluminum Corp, controladora da Chalco, devem integrar um consórcio com apoio estatal para o desenvolvimento e a construção de jatos comerciais, informou o Shanghai Securities Journal, nesta segunda-feira.
Além da Chinalco e da Baoshan Iron and Steel, maior siderúrgica do país, a parceria incluirá duas grandes companhias de aviação chinesas, a AVIC I e a AVIC II, e pode ser iniciada antes do Congresso Nacional do Povo, que ocorre em março, segundo o jornal, que citou uma fonte não-identificada da AVIC I.
O governo central injetaria dinheiro da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos no projeto para se tornar o acionista majoritário, afirmou a reportagem.
As empresas AVIC I e AVIC II possuiríam juntas a segunda maior participação na nova companhia, projetada para reduzir a dependência do país em relação a Boeing e Airbus.
A reportagem disse que os governos locais investiriam 5 bilhões de iuanes (US$ 693 milhões) no projeto, mas não disse qual seria a relação entre o valor e a participação acionária.
A AVIC I desenvolve o jato regional ARJ21. A Hafei Aviation Industry Co, ligada à AVIC II, fabrica o jato regional ERJ-145 em parceria com a brasileira Embraer.
A China divulgou, no final do ano passado, seu primeiro jato regional de 90 lugares desenvolvido domesticamente, o ARJ21-700. Os testes com a aeronave devem ocorrer nos próximos meses.
O objetivo do país a longo prazo é produzir jatos de passageiros maiores, com mais de 150 assentos, ou aviões para o embarque de cargas superiores a 100 toneladas, de forma a competir no mercado mundial de jatos comerciais.
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