Roberta Campassi e Patrícia Nakamura
20/03/2008
A Trip Linhas Aéreas, empresa regional do interior de São Paulo, está negociando a compra de jatos comerciais CRJ 900, produzidos da canadense Bombardier. A companhia ainda mantém conversas com a brasileira Embraer e vai definir qual modelo comprar nas próximas semanas.
Segundo um executivo que acompanha de perto as negociações, a disputa entre as duas fabricantes tem sido bastante acirrada. A Bombardier estaria "extremamente disposta" a brigar pela concorrência e vender seus jatos a uma companhia brasileira antes que a Embraer consiga fazê-lo. A fabricante nacional, por sua vez, já conseguiu entrar no mercado canadense, ao vender aeronaves para a Air Canada. Hoje, sua frota inclui 44 jatos Embraer 190 e outras 15 unidades do Embraer 175. "Gol no campo do adversário vale por dois", costumam comentar executivos das duas fabricantes. Entretanto, uma fonte ouvida pelo Valor dá como certo o acordo entre a Trip e a Embraer. As negociações com a empresa canadense serviriam para aumentar o poder de barganha da companhia aérea.
Procurado, o presidente da Trip, José Mario Capriolli, disse apenas que existem conversas, mas que nada ainda está fechado. Ele não quis dar detalhes sobre o numero de equipamentos que vem sendo negociado. Embraer e Bombardier também preferiram não comentar sobre o andamento das negociações.
Atualmente, a Trip opera 18 aviões ATR, de origem francesa com motor turbopropulsor, mas possui um plano de negócios que prevê a utilização de jatos com menos de 100 lugares em suas rotas. Dessa forma, o jato brasileiro Embraer-175 e o canadense CRJ 900, da Bombardier se encaixam nos planos da companhia. Ambos têm capacidade para até 88 assentos.