Aqui vão algumas notícias da nova revista Flap Internacional. Desculpem aí a demora, mas é que eu só comprei a revista agora.
Delta e Northwest se unem para a criação da maior companhia aérea do mundo
Recentemente, as companhias aéreas norte-americanas Delta Airlines e Northwest Airlines anunciaram que irão se fundir, sendo que a Northwest será totalmente absorvida pela Delta. A nova companhia, que se chamará Delta, vai voar para cerca de 390 destinos em 67 países, com uma forta de mais de 800 aviões. A sede operacional da empresa ficará em Atlanta (atual QG da Delta), e seus escritórios administrativos ficarão em Minneapolis/St. Paul (atual sede da Northwest). A nova empresa terá ainda 89 mil empregados - a atual maior empresa aérea do mundo, a American Airlines, possui 85,5 mil. A nova Delta será a maior empresa aérea do mundo.
Flex realiza primeiro vôo comercial
O Boeing 737-300 da Flex Linhas Aéreas recentemente realizou seu primeiro vôo comercial. O vôo, fretado pela empresa baiana de turismo Bahiatursa, levou 132 passageiros de Salvador a Lençóis, uma cidade histórica na Chapada Diamantina. Dias depois, o 737 trouxe os passageiros de volta. O 737 da Flex será também fretado por algum tempo pela Webjet, enquanto um dos 737-300 desta passa por revisão.
Boeing 787 Dreamliner completa teste de fuselagem
O material composto desenvolvido para o 787 foi provado em uma série de testes, que começaram em 2007 e terminaram recentemente. Esses testes fazem parte do programa de certificação do modelo. Segundo Kevin Davis, representante autorizado da fuselagem e líder dos testes, "eles (os testes) obtiveram muito sucesso - não poderiam ter sido melhores, mas, incrivelmente, continuam melhorando". A parte do avião a passar pelos testes foi o barril - maior peça do corpo da fuselagem composta -, que passou por vários testes de estresse e de fadiga, que levaram o barril à sua máxima capacidade de resistência. Atualmente, os engenheiros da Boeing estão avaliando os danos sofridos pelo barril, o que contribuirá bastante para a determinação do primeiro vôo do Dreamliner.
Decola o Phenom 300
Recentemente, a Embraer finalizou a montagem do primeiro jato Phenom 300, na Unidade Gavião Peixoto. O rollout foi sucedido por uma série de ensaios em solo, e mais recentemente, a aeronave decolou pela primeira vez. O avião, da categoria Light Jet, deverá entrar em serviço na segunda metade de 2009, após um programa de certificação de 1400 horas, no qual serão utilizados três jatos.
MRJ chega para competir no mercado regional
A Mitsubishi lançou recentemente a família MRJ - Mitsubishi Regional Jet, que visa competir na mesma faixa de mercado que os Bombardier CRJ e os Embraer E-Jets. A família será constituída pelo MRJ70, para 70 a 80 passageiros, e o MRJ90, para 86 a 96 passageiros. Os novos motores P&W GTF consumirão 12% menos combustível que a concorrência, e os custos operacionais da aeronave serão até 30% menores. O cliente de lançamento será a companhia japonesa ANA - All Nippon Airways, que já encomendou 25 exemplares. A construção e os testes dos protótipos, assim como o vôo inaugural, deverão ocorrer nas instalações da Mitsubishi Aerospace, em Nagoya.
Avianca recebe o primeiro Airbus A319
A Avianca, empresa integrante do grupo Synergy, recebeu recentemente o seu segundo avião Airbus, um A319, de matrícula HK-4553-X, que recentemente foi transladado de Hamburgo, na Alemanha, a Bogotá. Durante o translado, a aeronave fez uma escala técnica em Fortaleza. A Avianca pretende encerrar 2008 com oito aviões Airbus em operação. Além de aeronaves da família A320, a Avianca ainda encomendou os widebodies A330-200 e A350.
Outras notícias, assim como as versões originais das apresentadas aqui, podem ser encontradas na revista Flap Internacional nº 428.