FÓRUM DO BEIÇOLA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FÓRUM DO BEIÇOLA

De repinturas até pastéis
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  RSSRSS  Entrar  

 

 Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Guilherme
Piloto Privado
Piloto Privado
Guilherme


Número de Mensagens : 30
Idade : 30
Localização : BASE AÉREA DE SANTOS BAST
Emprego/lazer : Estudante que ta pensando em trampar
Data de inscrição : 21/03/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptySáb 17 maio 2008, 00:07

FINALMENTE O AERO daqui da minha cidade vai sair do papel!!!! primeira fase das obras terminam em 2009

Noticiazinha:

“O turismo depende de investimentos em infra-estrutura e o transporte é um dos itens mais importantes para o desenvolvimento da atividade turística”. Assim, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, defendeu a importância de o Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista, em Guarujá e de uso militar, ser utilizado também para vôos comerciais. Em visita ao Núcleo Aéreo do aeroporto, na sexta (21/09), a ministra e o prefeito de Guarujá, Farid Madi, assinaram Protocolo de Intenções, sinalizando o comprometimento do MTur em articular, com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério da Defesa e a Infraero, a desvinculação das áreas civil e militar.

“Enquanto essa questão da desvinculação não estiver resolvida não temos como liberar recursos para o início das obras”, explicou Marta Suplicy. A ministra foi recebida pelo tenente-coronel Jorge Tebicherane, comandante do Núcleo Aéreo, que falou sobre o andamento do projeto. De acordo com ele, o custo da primeira fase das obras está estimado em R$ 14,5 milhões. A instalação do aeroporto já conta com parecer favorável do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a licença prévia do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA), órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A Anac também analisa o projeto e deve se pronunciar sobre o assunto em outubro. “ Esse projeto pode fazer uma enorme diferença para o turismo da Baixada, principalmente para o segmento de eventos, pois Santos é a oitava cidade brasileira no ranking de eventos internacionais”, disse a ministra.

Projeto – A área a ser ocupada pelo futuro aeroporto equivale a 10% do espaço do Núcleo Aéreo, que tem 2,7 milhões de metros quadrados. O projeto de reestruturação inclui a construção de terminal de passageiros, estacionamento de veículos, pista de taxiamento, pátio para aeronaves, além da ampliação da pista de pouso e decolagem de 1,3 mil para 1,6 mil metros.

De acordo com a prefeitura de Guarujá, a pista do aeroporto possui boa drenagem, dispensando, inclusive, a necessidade de ranhuras (groovings) para o escoamento de água. Outra vantagem técnica é a facilidade no pouso das aeronaves, pois a pista está ao nível do mar, onde o ar é mais denso, o que facilita o pouso. Aproximadamente 15 aeronaves poderão pousar e decolar a cada hora.

O acesso ao local se dará por meio de duas rodovias principais da cidade: a Cônego Domênico Rangoni e a Santos Dumont. O projeto da prefeitura prevê, ainda, a abertura de novas vias de acesso. Com o aeroporto, Guarujá será a única cidade do país a contar com infra-estrutura aeroviária, ferroviária, portuária e rodoviária.

fonte: Portal Brasileiro do Turismo


O que vocês acham de um aeroporto no Litoral de SP, vai ajudar o Trafego Aereo Civil? Ainda que a pista so vai ter 1600mtrs...=(
Ir para o topo Ir para baixo
http://guilherme-sousa.blogspot.com/
ISAAC_SBKP
Administrador
Administrador
ISAAC_SBKP


Número de Mensagens : 721
Idade : 32
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : Estudante / Spotter
Data de inscrição : 25/01/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptySáb 17 maio 2008, 12:32

Boa notícia ! Eu acho que direcionar vôos comerciais (TAM,GOL) vai ser difícil , com uma pista de 1600 ms a gente sabe que é possível operar Airbus e Boeing , mas vai explicar isso pra imprensa ! Acho que uma pista de 2000 ms seria o ideal , dava pra direcionar um pouco do tráfego de SP pra Baixada , desafogando um pouco a capital !
Ir para o topo Ir para baixo
https://forumbrasilnoar.forumeiros.com/index.htm
Murilo Silva
Moderador
Moderador
Murilo Silva


Número de Mensagens : 400
Idade : 32
Localização : Uberlândia-MG
Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante
Data de inscrição : 20/02/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptySáb 17 maio 2008, 18:47

Concordo com o Isaac. O aeroporto do Guarujá seria uma boa alternativa para desafogar os aeroportos de São Paulo. E ainda pode ajudar no desenvolvimento econômico da região.
Ir para o topo Ir para baixo
http://uditexturas.webs.com
EcoMike
Em instrução



Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/01/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptyQua 21 maio 2008, 00:06

Esses dias mesmo tava pensando como seria bom pra toda a baixada ter um aeroporto, afinal é uma regiao com 2,4 milhoes de habitantes e 18 bilhoes de reais de PIB. Nada mais justo ter voos que ligue a regiao aos principais destino, vai evitar o incomodo de ter que subir a serra pra pegar um aviao!
Ir para o topo Ir para baixo
EcoMike
Em instrução



Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/01/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptyQua 21 maio 2008, 00:08

Só pra constar, essa pista de 1600m até que é razoavel, pois com 1300m, pousam A320 e 737 no Santos Dummont!
Ir para o topo Ir para baixo
Murilo Silva
Moderador
Moderador
Murilo Silva


Número de Mensagens : 400
Idade : 32
Localização : Uberlândia-MG
Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante
Data de inscrição : 20/02/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptyQua 21 maio 2008, 23:13

Sim, mas o Santos Dumont é considerado um dos aeroportos menos seguros do Brasil... melhor a Infraero não economizar nas pistas do aeroporto do Guarujá.
Ir para o topo Ir para baixo
http://uditexturas.webs.com
ISAAC_SBKP
Administrador
Administrador
ISAAC_SBKP


Número de Mensagens : 721
Idade : 32
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : Estudante / Spotter
Data de inscrição : 25/01/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptyQua 21 maio 2008, 23:25

O Stos Dumont é um dos menos seguros ? Eu li que apesar da pista pequena , o asfalto das pista do Stos Dumont é considerado de altíssima qualidade , proporcionando muito mais aderência, ou seja , o risco de aquaplanagem é pequeno. E outra , mesmo que um avião vare a pista , ele cairá na água , não em cima de casas e avenidas , como acontece em SP. Mas tem seus prós e contras como qualquer aeroporto. Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://forumbrasilnoar.forumeiros.com/index.htm
Guilherme
Piloto Privado
Piloto Privado
Guilherme


Número de Mensagens : 30
Idade : 30
Localização : BASE AÉREA DE SANTOS BAST
Emprego/lazer : Estudante que ta pensando em trampar
Data de inscrição : 21/03/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptyQui 22 maio 2008, 16:28

pois é, e se o aviao cai na agua aumenta e muito as chances de sobrevivencia dos passageiros do que cair em cima de uma casa
Ir para o topo Ir para baixo
http://guilherme-sousa.blogspot.com/
Murilo Silva
Moderador
Moderador
Murilo Silva


Número de Mensagens : 400
Idade : 32
Localização : Uberlândia-MG
Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante
Data de inscrição : 20/02/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptySex 23 maio 2008, 19:44

Sim, mas a localização do SDU não é considerada boa, já que fica entre montanhas. A aproximação para o pouso requer procedimentos especiais, e os pilotos comerciais precisam obter uma certificação especial para operar lá.
Ir para o topo Ir para baixo
http://uditexturas.webs.com
Captainboeing
Moderador
Moderador
Captainboeing


Número de Mensagens : 81
Idade : 41
Localização : Jundiai SP
Data de inscrição : 18/02/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptySex 30 maio 2008, 17:20

A noticia é otima, sobre o aeroporto em Guaruja !! Como ja postei em outras oportunidades, explorar pontos que saiam da regiao de SP, seria uma otima opcao ainda mais por estar cada vez mais complicado a locomocao por terra ( automoveis, onibus ). O que falta é junto com a construcao do aeroporto em Guaruja, seria um meio de viabilizar a locomocao de passageiros para este aeroporto.
Acredito que as companias aereas investirao neste aeroporto sim, pois alem dos Slot´s ocupados nos aeroportos de Guarulhos e a reducao de Slot´s do aeroporto de Congonhas ( o que aconteceu em Minas, com o aeroporto de Confins ) é uma otima opcao para voos.

Santos Dumont.

E reforcando que, os pilotos considerados "Top de Linha"sao designados em realizar pousos no Santos Dumont.
A precisao deve ser a maxima possivel. Se tocar 10 metros depois do ponto de toque, tem que arremeter o pouso. Tambem, ha uma forte influencia da agua proximo ao aerodromo, pois a densidade do ar fica menor, com isto, a estabilidade da aeronave em baixas velocidades se torna critica, ao ponto de ter uma aproximacao com velocidade um pouco superior do que o normal.
Outra questao é a extensao de pista ser curta, ao ponto de ser considerado por "porta avioes"...por que será ?..rsss...
A aproximacao é feito muito proximo dos Relevos Naturais, o que dificulta bastante a aproximacao, caso nao seja feito com perfeicao.

Mesmo com estes obstaculos a ser vencidos, nao me recordo de algum acidente em Santos Dumont. Alguem se recorda de algum ?
Voce acha que foi facil inventar o Aviao ? Nao foi facil nao....por isto que o aerodromo mais dificil de se pousar no Brasil, se chama Alberto Santos Dumont.

Abraco a todos
Mario
Ir para o topo Ir para baixo
Murilo Silva
Moderador
Moderador
Murilo Silva


Número de Mensagens : 400
Idade : 32
Localização : Uberlândia-MG
Emprego/lazer : Estudante/Aficionado por aviação/futuro comandante
Data de inscrição : 20/02/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptySex 30 maio 2008, 19:38

Sim, concordo que apesar de não tão seguro quanto deveria, SDU não tem histórico de incidentes sérios. Mas eu acho no mínimo irresponsável de nossa parte esperarmos SDU se tornar um novo Congonhas: só darmos a devida atenção ao aeroporto quando duzentas pessoas morrerem lá. Se alguma providência deve ser tomada quanto a SDU, ela deve ser tomada agora.
Ir para o topo Ir para baixo
http://uditexturas.webs.com
EcoMike
Em instrução



Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/01/2008

Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) EmptyTer 28 Out 2008, 15:47

SDU nao vai se tornar um novo Congonhas, até porque a demanda no aeroporto fluminense é BEM menor que no paulistano.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty
MensagemAssunto: Re: Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)   Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aéroporto metropolitano na minha cidade (Guarujá)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM DO BEIÇOLA :: Principal :: Aviação Civil-
Ir para: